Via guetinense tem condutas reparadas, mas pavimento continua em mau estado (Fotografia: Sara Ferreira)

As condutas de águas pluviais na Rua dos Lagos, que divide a freguesia de Guetim e São Félix da Marinha, estão a ser alvo de uma reparação. Sarjetas e tubagens são substituídas, mas o problema tornou-se mais complexo.

O objetivo é resolver o problema das inundações frequentes no local, mas a obra tornou-se mais complexa do que inicialmente se esperava. Segundo Nuno Almeida, presidente da Junta de Freguesia de Anta e Guetim “está a ser feita a recuperação de sarjetas e grelhas, tal como a substituição de alguns condutores para permitir um melhor escoamento da água”, mas, de acordo com o autarca, foi-se percebendo, durante a obra, que “existe uma confusão nas condutas, com ligações um pouco abruptas e mal feitas”.

A descoberta de problemas inesperados tem, segundo Nuno Almeida, atrasado a conclusão da obra que teve início em dezembro. “Quando iniciámos, pensávamos que seria mais simples e nunca esperávamos as dificuldades que estamos a ter. Vai se cavando e descobrindo coisas que não se esperava”, admite, explicando que o problema já é antigo. “No passado, o Município de Gaia realizou obras nesta zona e ter-se-á pensado que isso iria resolver a questão do escoamento, mas não. A presença de uma ribeira e as canalizações das áreas pluviais para esta zona causam estrangulamento na rede. Além disso, havia tubos partidos e entupimentos que só agora em obra é que conseguimos perceber”, garante.

O pavimento da Rua dos Lagos, à semelhança de outras vias da freguesia de Guetim, nomeadamente a Rua dos Combatentes, encontra-se em muito mau estado. Ao longo de toda a extensão, a via apresenta vários buracos e gravilha solta que, inevitavelmente, salta para os veículos em andamento.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 18 de janeiro de 2024. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€