Os 86 anos da Académica de Espinho foram celebrados na última noite. (Foto: Sara Ferreira)

Foi anunciada, por parte de Maria Manuel Cruz, a assinatura de cedência de terrenos para a reabilitação do recinto academista. O anúncio marcou o jantar de celebração do 86.º aniversário do clube.

Na noite de 16 de fevereiro, sexta-feira, a Associação Académica de Espinho organizou um jantar comemorativo do seu 86.º aniversário, onde várias personalidades, sócios, dirigentes, treinadores e atletas, foram homenageadas.

No entanto, a noite foi marcado por um importante anúncio por parte da presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz. A autarca começou por saudar os academistas pelo “trabalho feito a nível competitivo e formativo das crianças e jovens do concelho”, anunciando, pouco depois, que foi “assinada a escritura de cedência de terrenos que permitirá a reabilitação do Pavilhão Arquiteto Jerónimo Reis”.

“Hoje foi um dia em que a parceria, atenta e colaborativa, entre a Câmara e o clube se tornou ainda mais evidente, ao fim de anos e anos, em que muito se prometeu e nada se fez”, assinalou a presidente.

Além deste anúncio e da entrega de distinções, a noite ficou marcada pelo discurso do presidente academista, José Lacerda. O dirigente relembrou os dois acontecimento que marcaram 2023 para os academistas, o falecimento de Napoleão Amorim, único fundador do clube ainda vivo, e a inauguração da 1.ª fase da requalificação do Pavilhão Jerónimo Reis.

José Lacerda confirmou ainda a informação dada por Maria Manuel Cruz, afirmando que a escritura da aquisição da cedência dos terrenos a sul (parque de estacionamento) e a nascente (parcela junto ao Pavilhão) foi assinada na manhã do mesmo dia.

O clube aguarda, agora, pela concretização da cedência dos terrenos do parque de campismo, “na expectativa que se venha a concretizar em tempo útil”.

“Tal como na década de 1960, a Académica de Espinho em breve terá o seu parque desportivo totalmente requalificado e pronto para enfrentar os próximos anos”, referiu o presidente.