Anta: Rua Rosa do Moinho ficou completamente cortada

Fotografia: Defesa de Espinho

A rua Rosa do Moinho ficou, definitivamente intransitável, durante o fim de semana. A restante metade do piso acabou por ruir com as chuvas durante o passado sábado e domingo. A obra de reparação, prevista já desde 2023, deverá começar em março e o custo deve manter-se nos cerca de 116 mil euros.

O piso que restava da rua Rosa do Moinho acabou por cair durante o fim de semana passado com a chuva e com o caudal da ribeira que a atravessa. A via, que já se encontrava intransitável desde outubro de 2022, vai continuar a aguardar pela obra de reconstrução que está prevista para março deste ano e que terá um custo de 116.500 euros.

Apesar do agravamento da situação, o Município de Espinho garante que a obra de reconstrução da passagem da ribeira irá avançar dentro do prazo previsto.

“A obra tinha início previsto em março de 2024, para poder adequar a respetiva execução à previsão climatérica que existia para essa altura”, explica à Defesa de Espinho o Gabinete de Apoio à Presidência (GAP) da Câmara Municipal de Espinho, acrescentando que os trabalhos na infraestrutura consistem na “reparação da passagem hidráulica, repavimentação do local e reparação (integral) dos muros adjacentes, pelo que não haveria condições para executar a obra com a qualidade e adequação às normas técnicas que é necessária” como, por exemplo, “fazer o desvio do curso de água e as betonagens subsequentes seria contraproducente sem um clima previsivelmente seco”.

A Câmara Municipal garante que “irá manter-se, na íntegra, a calendarização fixada inicialmente”, por “ser aquela que assegura a boa execução dos trabalhos e a satisfação do interesse público”.

Artigo completo na edição de 29 de fevereiro de 2024. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.