Ricardo Sousa é candidato a presidente da concelhia de Espinho do PSD

Fotografia: Sara Ferreira/arquivo

Eleições concelhias dos social-democratas são no sábado, entre as 14 e as 19 horas na Junta de Freguesia de Espinho. Há uma lista única liderada pelo deputado espinhense.

“Um novo começo, por Espinho”, é o lema da lista A (única) liderada por Ricardo Sousa, candidata às eleições para os órgãos da concelhia de Espinho do Partido Social Democrata (PSD) que irão decorrer no próximo sábado [16 de março], na Junta de Freguesia de Espinho entre as 14 e as 16 horas.

Numa carta aos militantes social-democratas, o deputado espinhense na Assembleia da República, o candidato a presidente da comissão política concelhia de Espinho, Ricardo Bastos Sousa, começa por dizer que “os últimos dois anos foram particularmente difíceis” para a estrutura partidária local e que “o trabalho de reorganização do partido depois duma derrota autárquica, é uma tarefa ingrata e que requer uma perspetiva de médio longo prazo”.

Na carta, à qual a Defesa de Espinho teve acesso, Ricardo Sousa recorda “os acontecimentos de janeiro de 2023”, que, segundo o candidato “alteraram substancialmente o quadro político local”, fazendo com que o PSD tenha de ter “uma equipa preparada e adaptada a essa nova realidade”.

Ricardo Sousa aponta críticas ao atual executivo considerando-o “incapaz de resolver os problemas mais simples do concelho”, facto que “obriga o PSD a construir uma alternativa capaz de liderar os destinos do Município”.

“Os espinhenses olham para o PSD na expectativa de uma solução para o impasse criado”, regista Ricardo Sousa justificando a sua decisão de ser candidato à presidência da comissão política de secção de Espinho.

“Conto com a colaboração de uma equipa forte, multidisciplinar, que dá garantias de capacidade, na construção de um projeto político, em articulação com os órgãos autárquicos eleitos e com todos os militantes que se queiram juntar a este movimento para um novo começo”, salienta o candidato da Lista A.

“Estes são tempos desafiantes para o país e para o concelho. O PSD conseguiu corporizar uma alternativa de governo liderada por, Luís Montenegro. Esse deve ser um motivo de satisfação para todos os militantes do PSD. Falta agora, também em Espinho, conseguirmos assumir a liderança política de um projeto que mude a vida das pessoas e coloque o concelho na rota do desenvolvimento”, conclui.

Na lista A, Ricardo Sousa é candidato a presidente da comissão política concelhia, enquanto Paulo Leite, que ocupava esse lugar, será candidato a presidente a mesa do plenário dos social-democratas.

Ricardo Sousa tem um percurso no PSD deste a Juventude Social Democrática (JSD) na estrutura concelhia do partido. É militante do PSD há 25 anos, foi autarca durante 12 anos na Assembleia Municipal de Espinho e foi chefe de Gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Espinho num mandato de Pinto Moreira. Nos dois últimos anos esteve como deputado na Assembleia da República, eleito nas legislativas de 2022 no terceiro lugar pelo círculo de Aveiro.

Eis a constituição da única lista às eleições de amanhã:

Comissão política da secção de Espinho

Presidente – Ricardo Bastos Sousa
Vice-presidente – José Manuel do Carmo da Silva
Vice-presidente – Diogo Coelho de Lacerda Machado
Secretário – Carlos Manuel Cardoso Loureiro
Tesoureiro – Vítor José Rodrigues e Silva
Vogal – José Manuel de Oliveira Campos
Vogal – José Carlos Ferreira da Graça
Vogal – Vânia Cristina Gomes Ferreira
Vogal – Floriano Augusto de Oliveira Alves
Vogal – Marlene Pinto Meneses
Vogal – Luís Miguel Cardoso Martins
Vogal – Ana Mafalda de Oliveira Gomes
Vogal – Diogo José Machado Leal
Vogal Suplente – Diogo André Gomes do Couto Ferreira
Vogal Suplente – Ivo Hélder Vicente dos Santos Campos
Vogal Suplente – Sérgio Paulo Luzes de Sá
Vogal Suplente – Poliana Zagala Gomes Rodrigues

Assembleia da secção de Espinho

Presidente – Álvaro Paulo Alves Leite
Vice-presidente – Pedro Jorge Faustino Gonçalves de Sousa
Secretário – Filipe Silva Soares dos Santos
Suplente – Sandra Maria Ferreira Pinto

(Notícia atualizada às 12h35 de 15 de março)