Luís Montenegro foi indigitado primeiro-ministro

Fotografia: Flávio Alberto

Luís Montenegro foi indigitado primeiro-ministro pelo Presidente da República. O líder da Aliança Democrática (AD) deverá indicar novo Governo no dia 28 de março e tomar posse a 2 de abril.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa indigitou Luís Montenegro como primeiro-ministro, após o resultado final da contagem dos votos da emigração, na noite de ontem [20 de março]. Montenegro deverá apresentar o novo Governo no dia 28 de março.

“Tendo o Presidente da República procedido à audição dos partidos e coligações de partidos que se apresentaram às eleições de 10 de março para a Assembleia da República e obtiveram mandatos de deputados, tendo a Aliança Democrática vencido as eleições em mandatos e em votos, e tendo o secretário-geral do Partido Socialista reconhecido e confirmado que seria líder da Oposição, o Presidente da República decidiu indigitar o Dr. Luís Montenegro como primeiro-ministro, apresentando oportunamente ao Presidente da República a orgânica e composição do XXIV Governo Constitucional”, pode ler-se na nota publicada na página oficial da Presidência da República.

Luís Montenegro já está em Bruxelas para uma reunião com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen e também com os outros líderes políticos que integram o Partido Popular Europeu.

A AD, liderada pelo espinhense, foi a vencedora das eleições legislativas de 10 de março, alcançando 80 deputados, contra os 78 conquistados pelo Partido Socialista (PS). O Chega subiu para 50 deputados.