Trofa Saúde vai comprar a COGE e construir hospital privado

Fotografia: Sara Ferreira

Grupo liderado por António Vila Nova vai cumprir promessa de 2017. Investimento irá trazer alternativas do privado aos cuidados de saúde. Negócio depende de decisão em assembleia geral da Misericórdia no dia 28. Grupo quer construir um hospital.

O Grupo Trofa Saúde, liderado por António Vila Nova, prepara-se para realizar um negócio com a Santa Casa da Misericórdia de Espinho no sentido de adquirir ou de passar a gerir a COGE – Clínica da Santa Casa, em Espinho. Um projeto que está em negociações há já alguns meses e que deverá ter um desfecho muito em breve.

O grupo que detém o Hospital Privado de Gaia deverá transformar a Clínica Obstétrica e Ginecológica de Espinho (COGE) numa das suas unidades, dando cumprimento a uma vontade já manifestada à Defesa de Espinho em julho de 2017 pelo próprio presidente do conselho de administração, António Vila Nova. Segundo apurámos, o Trofa Saúde pretende construir um novo hospital privado, num terreno que deverá adquirir à Misericórdia de Espinho ali próximo, dependendo das necessárias aprovações legais.

Neste sentido, a Santa Casa da Misericórdia de Espinho tem já agendada para 28 de março uma Assembleia Geral Extraordinária, para apreciar, discutir e deliberar sobre a “proposta de trespasse do negócio da unidade de saúde da instituição COGE”.

Na reunião de sócios será apreciada, discutida e irá ser tomada uma decisão sobre “a proposta de transmissão da marca COGE” para o Grupo Trofa Saúde, de António Vila Nova, assim como “a promessa e respetiva venda de um terreno na rua da Idanha, na União de Freguesias de Anta e Guetim”, junto às instalações da clínica.

Artigo completo na edição de 21 de março de 2024. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.