Dinis Lobo é natural de Espinho e assumiu o celibato, tendo sido ordenado padre a 10 de julho de 2016. O sonho de menino era o de ser polícia e, mais tarde, engenheiro. A vida levou-o ao seminário. Dinis Lobo é, atualmente, prefeito do Seminário Maior de Nossa Senhora da Conceição e pároco in solidum (Moderador) da Sé, Paróquia da Sé (Nossa Senhora da Assunção), no Porto.

Como foi a sua juventude em Espinho?
Quando nasci, a minha família teve a necessidade de deixar a casa em Espinho e os meus pais viram como a melhor alternativa comprar um apartamento na fronteira das freguesias de Espinho e Anta, na rua 32. Apesar disto, vivi sempre mais ligado a Espinho, participando nas atividades da Paróquia de Espinho. Por isso, tenho gratas memórias da cidade, da praia e do mar, dos amigos e da escola. De tudo guardo boas recordações.

Teve uma infância normal…
Tive uma infância absolutamente normal. Só manifestei o desejo de ir para o seminário no final do ensino secundário. Até aí era um jovem da cidade que teve o seu percurso escolar na Escola Básica Espinho 2, depois passei pela Escola Sá Couto e pela Escola Dr. Manuel Gomes de Almeida.

Quando é que começou a pensar no seminário?
Isso aconteceu no final do ensino secundário. Falei com o padre Zé Pedro que era o pároco de Espinho nessa altura. Não era esta a decisão que tinha em mente. Queria terminar o ensino secundário e candidatar-me à universidade para tirar a licenciatura de Engenharia. O Seminário acabou por acontecer mais depressa do que aquilo que estava à espera. Até aí, tive um percurso normal como tantos outros jovens da minha geração em Espinho.

Curiosamente o percurso do padre Zé Pedro também foi pela área das engenharias…
A minha ideia não era a de ter um percurso semelhante ao dele. Não era um grande aluno, mas fazia sentido para mim ir para Engenharia. No entanto, deixei-me embalar com outra proposta, sem pensar muitas vezes, enveredei pelo Seminário. Até à conclusão do 12.º ano vivi em casa dos meus pais e, depois, passei a viver em regime de internato, em Ermesinde.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 28 de março de 2024. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.