Duas décadas de cinema vão ser assinaladas já no próximo mês, numa edição que promete ser especial, com a presença de vários cineastas e trazendo até Espinho “o melhor do cinema mundial”.
O FEST – Festival Novos Realizadores | Novo Cinema regressa a 24 de junho para aquela que será “uma edição memorável”, tal como caracteriza a organização. Prestes a celebrar 20 anos, o festival assinala a data com uma edição especial, com o mote de regresso ao futuro e que se estende até 1 de julho.
Com um festival “ainda mais especial”, pautado por uma “programação rica e diversificada”, a organização promete continuar a trazer “cineastas inovadores e o melhor do cinema mundial”, já que o festival espinhense “tem sido um farol para o cinema do futuro”.
Tal como já é habitual, o cinema português ganha lugar de destaque e, este ano, volta a apresentar mais de 22 filmes que competem pelo Grande Prémio Nacional. Segundo a organização, entre os títulos em competição encontram-se promessas como Golden Shower, de Stella Carneiro, O Primeiro Passo, de Baltazar Mello e Latitude Fénix, de Welket Bungué, que estarão lado a lado com filmes já aclamados como Memórias de uma Casa Vazia, de Bruno Carnide e Cura, de Francisca Dores. Uma mistura que, para a organização do festival, “reflete a diversidade e pujança do cinema português contemporâneo”.
Artigo disponível, na íntegra, na edição de 9 de maio de 2024. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€