Externato Oliveira Martins celebrou 50 anos de serviço à comunidade espinhense

Fotografia: DR

O Externato Oliveira Martins assinalou ontem [25 de maio] o seu 50.º aniversário. As homenagens a antigos alunos e professores marcaram o programa que preencheu a tarde de sábado, numa cerimónia com música e muitas estórias, no Centro Multimeios de Espinho.

Uma sala cheia, com antigos e atuais alunos, foi o registo de um momento histórico no ensino particular de Espinho onde não faltou uma retrospectiva de todo o trabalho desenvolvido por uma instituição que nasceu pelas mãos de Valdemar Martins e de sua mulher, Carolina Martins, num pequeno espaço situado muito próximo do encontro das ruas 8, 19 e 62, há meio século.

O fundador, Valdemar Martins, recordou todo o desenvolvimento que teve o seu projeto ao longos dos anos.

“Tive a possibilidade de regressar ao meu anterior emprego. Ainda hesitei, mas tomei a decisão que tomei”, recordou Valdemar Martins o momento mais marcante do arranque de um projeto pessoal que resultou na “obra que está à vista”.

“A bem da cultura, passei a ser o professor Valdemar. Eis o professor Valdemar”, disse o fundador do Externato Oliveira Martins.

“O Externato nasceu depois de ter arranjado umas salas, de ter mandado fazer umas mesas e umas cadeiras ao carpinteiro, de comprar um quadro de ardósia e giz, comecei a trabalhar com a minha mulher”, contou Valdemar Martins, acrescentando que “depois começámos a contratar professores”. “A obra foi andando e foi crescendo”, acrescentou.

“O Externato Oliveira Martins foi uma escola de referência que se soube adaptar ao presente”, salientou Valdemar Martins durante a sua intervenção.

Por sua vez, a presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz, falou da “história de sucesso” do Externato Oliveira Martins. “Uma história de sucesso para a instituição e para as pessoas que fizeram a instituição. Um sucesso que é também de Espinho e da nossa comunidade”, sublinhou a autarca.

“Os 50 anos que celebramos deixaram marcas muito positivas nas pessoas para as quais o Externato Oliveira Martins trabalhou, trabalha e continuará a trabalhar”, destacou Maria Manuel Cruz na sua intervenção, acrescentando que “foi responsável, ao longo dos anos, pela formação de milhares de espinhenses através das inúmeras modalidades de formação que já proporcionou e continua a proporcionar sempre de uma forma profissional, baseada em valores de dignificação da pessoa humana”, acrescentou.

Durante a cerimónia antigos professores e alunos tiveram a oportunidade de partilhar os momentos mais marcantes do tempo que viveram na cinquentenária instituição de ensino particular de Espinho.

Foi dada a oportunidade de conhecer as ofertas formativas do Externato Oliveira Martins ao longo dos anos e na atualidade, com representações por alunos e professores,

No final, foi oferecido um porto de honra e foi aberto um bolo comemorativo dos 50 anos do Externato Oliveira Martins.