Oito crianças foram hoje transportadas para o Centro Hospitalar de Gaia/Espinho depois de terem sofrido reações alérgicas após alguns mergulhos na Praia da Baía . Segundo Pedro Louro, comandante dos Bombeiros do Concelho de Espinho, “inicialmente tratava-se apenas de um ou dois casos, mas chegou-se a contabilizar um total de 11 crianças e, por isso, os nadadores salvadores passaram a informação ao corpo de bombeiros.”

No local, esteve uma viatura médica do Hospital Santo António, do Porto, e por decisão médica, oito das 11 crianças acabaram por ser transportadas para Gaia por precaução. “Todas apresentavam sintomas ligeiros e transitórios, mas a médica achou que deviam ser avaliados”, esclarece Pedro Louro.

Por uma questão de prevenção, foi interdito o acesso aos banhos entre a praia da Baía e a Rua 37, até que as análises que foram efetuadas à qualidade da água, pela Agência Portuguesa do Ambiente, esclareçam a situação e garantam que o regresso ao mar é seguro.

Segundo Pedro Louro, “foi pedida uma análise com urgência” e, por isso, eventualmente haverá novidades já amanhã, quinta-feira.

Na passada segunda-feira, houve análises à água do mar, mas segundo o comandante essas estavam normais, pois “não havia nenhuma alteração”.