Vacinação: BE alerta para a falta de transporte para idosos

Utentes de Espinho tomam a 3ª dose em Grijó (Foto: Isabel Faustino)

João Matos, vogal do Bloco de Esquerda na Assembleia Municipal de Espinho diz não haver coordenação entre o poder local e instituições de saúde quanto ao transporte de idosos para a toma da 3ª dose da vacina contra Covid.

Depois do encerramento do Centro de Vacinação Covid, em Silvalde, os idosos que estão a ser convocados para a toma da terceira dose contra a Covid-19 estão, segundo o Bloco de Esquerda (BE), a ter dificuldades em conseguir transporte até Grijó. De acordo com João Matos, vogal da Assembleia Municipal eleito pelo BE, “ao contrário do que aconteceu numa primeira fase da pandemia, em que foi publicitada a articulação entre as autarquias e as instituições de saúde, essa situação agora já não tem tanto impacto, pois aquilo que se vê é que não há qualquer protocolo de articulação entre o poder local de Espinho e as instituições de saúde”.

Desta forma, João Matos confidencia que o partido local tem recebido “vários relatos na primeira pessoa, utentes com mais de 80 anos,” que não têm forma de se deslocar. “Há pessoas que não têm nem amigos nem familiares que os possam levar até Grijó, e outras nem têm fundos próprios para assegurar os custos de deslocação e ficam completamente desnorteados, sem saber como fazer para ir ao centro de vacinação”, diz. Perante esta realidade, João Matos lamenta a situação e assegura que não existe transporte fornecido pelas instituições de Espinho.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 04 de novembro de 2021. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 30€.