Legislativas 2022: Secções de voto no concelho de Espinho

Foto: DR

O Município de Espinho já divulgou o mapa definitivo das assembleias de voto no concelho de Espinho, devendo os cadernos eleitorais estar disponíveis durante a presente semana. Em breve, as secções de voto poderão ser consultadas on-line, no site www.recenseamento.mai.gov.pt ou através do envio de SMS para o nº 3838 com RE (espaço) Número de Identificação civil (espaço), Data de Nascimento no formato AAAAMMDD.

O concelho terá, ao todo, 41 secções de voto, sendo distribuídas por freguesia. Em Anta e Guetim, a Escola Dr. Manuel Laranjeira acolhe as primeiras 11 secções (de 1 a 11); enquanto no Espaço do Cidadão no Complexo da Ponte de Anta estão as secções 12 e 13; e na Escola Básica de Guetim as secções 12 e 13.

Na freguesia de Espinho, há 14 secções de voto e estarão todas instaladas na Escola Básica Espinho 2, junto à Igreja Matriz, à semelhança do que aconteceu nas últimas eleições presidenciais.

Em Paramos, o Centro Escolar acolhe as quatro secções de voto daquela freguesia, enquanto Silvalde tem dois locais destinados ao escrutínio: no Centro Escolar estão as primeiras cinco secções (de 1 a 5) e na EB1 da Marinha estão as secções 6, 7 e 8.

Quatro mesas para voto antecipado

No momento em muito se fala do voto antecipado, a autarquia já tem definidas quatro mesas para essa modalidade, mais duas do que nas Presidenciais de 2021. No entanto, o Município coloca a possibilidade de estender este modelo para seis mesas de voto, “em função do número de eleitores que pretendam exercer o seu direito de voto antecipadamente”, confirmou à Defesa de Espinho fonte ligada ao gabinete do presidente da Câmara.

Se pretender votar antecipadamente, poderá fazê-lo numa mesa de voto em mobilidade, por si escolhida. O requerimento deverá ser feito entre os dias 16 e 20 de janeiro à Administração Eleitoral da Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna, por via postal ou por meio eletrónico (www.votoantecipado.mai.gov.pt/) com a seguinte informação: nome completo, data de nascimento, número de identificação civil, morada, município onde pretende exercer o direito de voto antecipado em mobilidade, contacto telefónico e, sempre que possível, endereço de correio eletrónico.

No dia 23 de janeiro, o eleitor deve apresentar-se na mesa de voto por si escolhida e identificar-se mediante apresentação do seu documento de identificação civil, indicando a sua freguesia de inscrição no recenseamento eleitoral.

Depois de se identificar perante o presidente da mesa de voto, recebe um boletim de voto e dois envelopes (um azul e um branco). Após preencher o boletim de voto e dobrá-lo em quatro, deverá introduzi-lo no envelope branco e fechá-lo. Depois, deverá introduzir o envelope branco no envelope azul e fechá-lo.

O envelope azul é preenchido de forma legível e depois é selado com uma vinheta de segurança. O presidente da mesa entrega ao eleitor o duplicado da vinheta aposta no envelope azul, que serve de comprovativo do exercício do direito de voto.