Atletismo: Maria Luís sonha “chegar aos Jogos Olímpicos”

Foto: Francisco Azevedo

A atleta de 15 anos, Maria Luís, do SC Espinho/António Leitão conquistou este fim-de-semana o título de campeã distrital atleta completa, juntando-o aos dois títulos conquistados na semana passada. Na pista de vagos, a atleta dos tigres alcançou 3093 pontos nas provas que realizou. A jovem espinhense participou nos 80 metros barreiras, 80 metros pista, 800 metros, no lançamento de dardo (500 gramas), lançamento de peso (3 kg) e no salto em comprimento.

Recorde-se que Maria Luís já conquistou na passada semana os títulos de campeã distrital de salto em altura e de 80 metros barreiras e que se sagrou, também, vice-campeã distrital do salto em comprimento.

“Não sabia que existia atletismo em Espinho e comecei a praticar há três anos. Sempre gostei muito de correr e, por isso, decidi experimentar”, contou à Defesa de Espinho a atleta dos tigres.

Maria Luís começou por praticar ginástica rítmica e natação e até ao final da presente temporada praticou voleibol na Académica de Espinho e no atletismo do SC Espinho. “É muito desporto, mas acaba por me ajudar a organizar até a minha própria vida escolar. É-me muito fácil conciliar todas estas coisas e ainda arranjo tempo para estar com os meus amigos e para fazer coisas que gosto”, garante a atleta de 15 anos.

“No atletismo comecei por experimentar as várias modalidades, acabando por optar por aquelas que mais gosto de fazer. No início fiz muitas provas de estrada, bastante longas, o que não era nada do meu agrado. No entanto, quando tive a experiência das provas de pista, nomeadamente os saltos e as barreiras, comecei a entusiasmar-me e a dedicar-me inteiramente a essas especialidades”, deu conta a atleta.

Maria Luís muito depressa conseguiu evoluir, por exemplo, no salto em comprimento, passando de 4,11 metros para os 4,70. “Foi um avanço muito bom e esta será mais uma das especialidades a que me irei dedicar”, acrescentou.

A atleta tigre considera que não é muito rápida, mas que consegue tirar partido da sua altura, sobretudo no salto em altura e no salto em comprimento. “Tudo depende, essencialmente, da técnica”, assegura.

Na prova do salto em altura, Maria Luís conseguiu superar-se, alcançando 1,50 metros, o que era, afinal, o seu objetivo. Com esta marca, Maria Luís atingiu os mínimos para o escalão de júnior (dois acima do seu), o que lhe irá permitir que participe, no próximo ano, nos Campeonatos Nacionais de Juvenis.

Entrevista completa na edição de 30 de junho de 2022. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.