Utilizadores começam a preencher o Parque de Campismo de Espinho. Fotografia: Isabel Faustino/DE

É, para muitos, um modo de vida que não pretendem deixar nem trocar por outro tipo de férias. Com a chegada do calor e a época alta aí à porta, a Defesa de Espinho foi conhecer quem ocupa o parque de campismo da cidade e descobrir as razões de quem o escolhe.

É no meio do verde e de alguns apontamentos de cor que reina o silêncio do parque de campismo de Espinho. À chegada, torna-se impossível não reparar nele, fazendo até esquecer que, à volta, existem ruas, comércio e habitações.

A meio da tarde, depois de uma viagem longa rumo a norte, Lurdes e Fernando Guia organizam aquela que vai ser a sua casa por alguns dias. Apaixonados por viagens, encontraram no campismo um modo de vida que confessam não querer abandonar. “Começámos com tenda porque a vontade de viajar era grande. Nessa altura, as filhas ainda eram pequenas e não se falava, há cerca de 30 anos, de autocaravanas em Portugal, nem se via como hoje. Recordo-me que as primeiras autocaravanas que vi foi em Paris. Uns anos mais tarde começaram a aparecer, começamos a comprar, fomos melhorando e nunca mais desistimos porque isto dá-nos uma liberdade muito grande. É muito bom pararmos onde queremos e vermos coisas que de outra maneira não se consegue”, argumenta Lurdes Guia.

À sombra, ensaia a colocação das cadeiras. Como foi uma das premissas básicas para a escolha do local, tudo tem que ser calculado ao milímetro para o casal se abrigar do sol intenso que se faz sentir. Habituados às tarefas que o campismo obriga, contam, orgulhosos, que optam por este tipo de férias há vários anos e não estão em Espinho pela primeira vez. “Eu até tenho família aqui perto, mais na zona de Ovar e por isso conheço a região. E aqui no parque é a segunda vez”, confidencia Lurdes. “Ficámos aqui instalados pela primeira vez há dez anos. Agora decidimos voltar porque gostamos, o parque é muito central nos acessos. Nós queremos dar uns passeios até ao Porto e isto é uma maravilha. Já me explicaram que a estação é aqui pertinho”, afirma Lurdes Guia, não escondendo a animação por mais um período de férias”.

Reportagem disponível, na íntegra, na edição de 21 de julho de 2022. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€