Fotografia: Alexandre Vale/DE

A Praia da Baía, a Praia da Seca, a Praia da Frente Azul, a Praia Rua 37, a Praia de Silvalde e a Praia de Paramos encontram-se a partir de hoje interditas a banhos.

A interdição deve-se ao facto de, após testagem das águas por laboratórios certificados, terem sido revelados valores microbiológicos acima da referência, tornando perigosa a ida a banhos. No comunicado do Município de Espinho, pode ler-se que “a precipitação intensa ocorrida na madrugada do passado dia 16 provocou o arrastamento de matéria orgânica nas zonas urbanas de proximidade marítima, com elevada concentração de pessoas e afluência turística”, o que influenciou os resultados da monitorização das águas..

Segundo a informação dada pela Câmara Municipal aos Bombeiros do Concelho de Espinho, “os valores estão cerca de dez vezes superiores àqueles que são considerados aceitáveis”.

Hoje, dia 19 de agosto, será feita nova análise para controlar a situação e aguardam-se “os resultados definitivos e respetiva validação pela Agência Portuguesa do Ambiente”, para perceber até quando será extendida esta interdição. Os Bombeiros do Concelho de Espinho esperam que “os valores voltem ao normal para que já se possam levantar as restrições na próxima semana”.

A interdição, que afeta também praias do concelho de Vila Nova de Gaia, sendo elas Canide Norte, Madalena Sul, Valadares Norte e Valadares Sul, estará em vigor pelo menos até dia 23 de agosto, ou até que nova análise às águas mostre valores microbiológicos dentro dos parâmetros de referência.