Miguel Reis tomou posse como presidente da CM Espinho em outubro de 2021. Fotografia: Sara Ferreira/DE

A RTP avança esta manhã que o Presidente da Câmara Municipal de Espinho, Miguel Reis, foi detido pela Polícia Judiciária. O motivo da detenção, de acordo com a televisão pública, estará relacionado com operações de licenciamento de projetos imobiliários.

Miguel Reis é suspeito da prática dos crimes de corrupção ativa e passiva, prevaricação, abuso de poder e tráfico de influências. A investigação, que continua em curso, levou ainda à detenção de mais quatro pessoas, incluindo o chefe da divisão de urbanismo da Câmara de Espinho e três empresários.

Os suspeitos serão presentes ao Tribunal de Instrução Criminal do Porto para primeiro interrogatório judicial e aplicação de eventuais medidas de coação.

MP vai pedir levantamento da imunidade parlamentar

Diversos meios de comunicação social avançam ainda que o Ministério Público vai pedir levantamento da imunidade parlamentar ao antigo presidente da autarquia, Pinto Moreira. O atual vice-presidente da bancada parlamentar do PSD terá sido igualmente alvo de buscas no processo. Em causa estão projetos imobiliários cujos processos de licenciamento remontam a 2018, quando Pinto Moreira era autarca e que tiveram desenvolvimentos já no atual mandato de Miguel Reis. No entanto, o anterior autarca não está para já constituído arguido.

Notícia em atualização