Inflexão do muro está a gerar descontentamento (Fotografia: Sara Ferreira)

População garante que atual construção coloca em causa a segurança das habitações e das pessoas, originando, ao mesmo tempo, muito trânsito dentro do bairro.

A obra de construção do túnel rodoviário, junto ao Bairro Piscatório, em Silvalde, está a gerar descontentamento nos moradores. Em causa, está o alinhamento do muro que está atualmente a ser construído, com saída para a rua 4, pois este não acompanha o já existente no local, dividindo a via e o terreno que acolhe o campo de golfe.

Segundo alertam os moradores, o traçado do túnel não é uniforme e não segue em linha reta, fazendo com que o muro, com uma altura de dois metros, faça um desvio em direção às habitações que existem naquela zona.

Apesar da empreitada já estar em andamento desde 2021, só agora os moradores se aperceberam dos detalhes da obra. “Quando o projeto apareceu, veio cá o presidente, na altura em funções, e conversámos com ele, dizendo que devia haver uma via circulatória para o trânsito no bairro. Foi-nos dito, na época, que isso seria possível, desde que houvesse uma cedência de uma parte do terreno ao lado. No entanto, há cerca de duas semanas sou confrontado com a direção do muro. Conclusão, não se vai mexer no terreno e o trânsito vai em direção às casas”, afirma Luís Pinho, um dos residentes do Bairro Piscatório.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 30 de março de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€