Foto: Isabel Faustino

A prática do jiu-jitsu mudou completamente os hábitos e a vida de José Carvalho, o atual campeão nacional. Aos 30 anos, revela que ainda tem um longo caminho para trilhar até conseguir um dos seus objetivos: a faixa preta.

Como é que surgiu a paixão por esta modalidade?

Através de um amigo, que perguntou se queria experimentar jiu-jitsu. Por acaso já andava à procura de um desporto em que me enquadrasse, que me despertasse algum interesse, até porque, sempre que experimentava algo, baldava-me e perdia o interesse. Experimentei o jiu-jitsu, gostei e acabei por ficar. Curiosamente, o meu amigo acabou por abandonar e seguiu a sua vida.

Há quanto tempo é que escolheu este desporto?

Não sei ao certo o dia, mas terá sido há três ou quatro anos, sensivelmente, apesar de ter estado parado, durante algum tempo, com a pandemia.

O que o atraiu?

Já tinha feito natação e atletismo, mas nunca tinha feito um desporto de contacto. O jiu-jitsu acaba por ser uma modalidade desse estilo, mas mais suave, não há contacto muito agressivo. A equipa acolheu-me bem e acaba por ser uma família de certo modo. Algo que também me atraiu foi o facto de poder ter o meu melhor dia de treino mesmo se estiver a ter o meu pior dia a nível pessoal. Fazemos um ‘reset’ completo à mente quando praticamos. Saio do treino com a cabeça completamente limpa. É incrível e toda a gente que experimenta diz exatamente isso.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 08 de junho de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€