Andebol de praia: Sub-18 e sub-16 somam títulos para a EFE Os Tigres

Edu foi o melhor guarda-redes dos sub-18 masculinos (foto: Nazare Beach Events/DR)

A Escola de Formação de Espinho (EFE) Os Tigres conquistou os títulos de campeã nacional de andebol de praia nos escalões masculinos de sub-18 e de sub-16, na fase final nacional que decorreu no fim de semana na Nazaré. No feminino, o clube espinhense alcançou o título de vice-campeão nacional nos sub-18. Os espinhenses alcançaram, ainda, quatro prémios individuais e uma vitória nos sub-14 masculinos, que não contou para a atribuição do título.

No sector masculino, a EFE Os Tigres esteve irrepreensível. Os sub-18 espinhenses bateram, na final, na praia da Nazaré, a equipa local, por 2-0 (14-25 e 30-31), trazendo a medalha de ouro e as faixas de campeão para a cidade de Espinho.

“Para o clube este é o somatório de um trabalho que tem vindo a ser feito ao longo dos anos”, destaca a treinadora da equipa de sub-18 masculina espinhense, Sílvia Fernandes. “A EFE Os Tigres tem sido uma referência no andebol de praia nacional e as nossas equipas são construídas, na grande maioria, com atletas que acompanham a formação no clube desde muito jovens”, explica a técnica que ergueu o troféu pela segunda vez consecutiva.

Para Sílvia Fernandes “isto significa que o clube está no bom caminho e está a ser bem-sucedido no seu trabalho no andebol de praia”, evidencia.

A treinadora dos sub-18 não esconde o seu orgulho e satisfação e afirma que este título “foi ótimo para o clube e para os atletas. Uma parte já tinha sido campeã no ano passado nos sub-16 e a outra parte também havia sido campeã nacional nos sub-18 no ano passado o que lhes permitiu ser bicampeões nacionais. Foi algo fantástico e é o culminar do excelente trabalho deste grupo”, concretiza, acrescentando que “o facto de termos sido campeões no ano passado e no pré-pandemia, deixou-nos com responsabilidades acrescidas no sentido de ambicionarmos revalidar o título. Por outro lado, pelo conhecimento que tenho do plantel tudo me fazia crer que tal seria possível”, confessa.

Artigo completo na edição de 3 de agosto de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.