A Praça do Mar recebeu vários jogos do Torneio de Futebol de Rua. (Foto: Mário Gouveia)

A edição de 2023 do Torneio de Futebol de Rua teve um aumento substancial de participantes em relação a 2022, fazendo do certame, que terminou ontem, num fenómeno nacional.

A 2ª edição do Torneio de Futebol de Rua, organizado pela Associação de Futebol Popular do Concelho de Espinho e pela Câmara Municipal de Espinho, criou muitas expectativas a jovens atletas, treinadores, organizadores e ao público espinhense, acabando por superá-las.

A edição deste ano contou com a participação de 720 atletas, dos seis aos 12 anos, juntando a este número mais 100 atletas do Torneio de Futebol Adaptado. O aumento do número de jogadores da edição de 2022 para a de 2023, cerca de 420, revela bem que este torneio tornou-se num fenómeno social, que acabou por virar os holofotes para Espinho.

A capacidade mobilizadora desta competição também se ilustra na quantidade de público que conseguiu arrastar até aos locais onde se realizaram os jogos, como o campo do Bairro Piscatório, o campo do Bairro da Ponte de Anta, o campo da Praça do Mar ou na Praia da Rua 37, onde se realizou o Torneio de Futebol adaptado.

Entre as figuras ilustres que marcaram presença no evento destacam-se Cândido Costa, o antigo jogador de FC Porto e SC Braga, atual comentador no Canal 11, que já tinha marcado presença no último ano, Rui Ferreira, atual treinador do Torreense, ou Nuno Manta Santos, atual treinador do Trofense.

Relativamente à competição, Cândido Costa refere que a expectativa para 2ª edição da prova foi maior e revela as razões. “No ano passado, vim um bocado “às escuras” e correu muito bem. Pelo que consegui ver, o espírito este ano ainda é melhor, as coisas cresceram, há muitos meninos e meninas. É aqui que tudo começa, formaram-se grandes jogadores na rua”, afirma.

Apesar do aspeto mais importante ter sido a prática desportiva dos mais pequenos e o aspeto social do torneio, é de destacar o nome do Fiães SC, vencedor do torneio dos 6-8 anos, AD Taboeira, vencedor do torneio dos 8-10 anos, e dos Magos de Anta, vencedor do torneio dos 10-12 anos.

Entre as várias equipas que participaram no torneio destacam-se vários emblemas do Futebol Popular de Espinho, como Bairro da Ponte de Anta ou AD Rio Largo, e clubes de outras zonas do país, como Oliveirense, Torreense ou Sabugal.