Surf: Núria Maganinho quer chegar à seleção nacional

Foto: Blue TRip/DR

A surfista espinhense, Núria Maganinho, sagrou-se campeã nacional de esperanças e venceu a Taça dos Portos. O próximo objetivo é alcançar a seleção nacional.

Após quase um ano de paragem devido a uma lesão, a surfista espinhense, Núria Maganinho, regressou em grande, ao alcançar o título de campeã nacional de esperanças na praia da Vagueira e ao conquistar a Taça dos Portos.

A surfista espinhense foi a primeira atleta do Norte a conquistar o título de campeã nacional de esperanças no feminino.

Núria Maganinho, que representa a Associação Onda do Norte (AON), venceu a surfista dos Lombos, Érica Máximo que precisava de mais de cinco pontos para conseguir ultrapassar a pontuação da espinhense.

Após uma época conturbada, com uma lesão que lhe afetara o joelho e que a impediu de participar na maioria das provas, Núria Maganinho iniciou o mês de setembro com um primeiro lugar na edição inaugural da Taça dos Portos, com representações das associações de surf de Aveiro e da Figueira da Foz. Núria Maganinho alcançou uma pontuação de 9.17, num total de 10 pontos possíveis.

“A prova do meu escalão (sub-16) colocou-me mais pressão e mais responsabilidade, pelo que acabou por não correr conforme pretendia”, confessa a surfista espinhense à Defesa de Espinho, acrescentando que no escalão superior se sentiu “mais tranquila e sem a tal carga” de ter de alcançar os lugares de topo.

“Nos sub-18 a pressão estava em cima das minhas adversárias e, por isso, encarei esta prova de forma muito mais tranquila”, assume a surfista.

Núria Maganinho entrou nesta prova do Campeonato Nacional com dois wild-cards (convites) para os dois escalões.

“Era a atleta menos favorita à vitória e, por isso, não tinha nada a perder. Só tinha de fazer um bom surf e não estar nervosa, fazendo o jogo dos heats”, revela a jovem surfista espinhense.

Núria Maganinho deixou para trás a surfista favorita Maria Salgado e bateu-se na final com Érica Máximo, que também integrava o lote de surfistas candidatas ao título.

Artigo completo na edição de 21 de setembro de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.