(Fotografia: Isabel Faustino/Arquivo)

Pela primeira vez, as farmácias estão autorizadas a administrar vacina da Covid-19. Este outono-inverno, os espaços de saúde vão vacinar os maiores de 60 anos, sem necessidade de receita médica e de forma gratuita.

Arranca amanhã, dia 29 de setembro, a vacinação contra a gripe e a Covid-19. Nesta campanha de vacinação sazonal de outono-inverno, são as farmácias a assumir o papel principal, podendo assegurar a inoculação em simultâneo das duas vacinas para pessoas com 60 ou mais anos.

Esta decisão, anunciada em agosto, pretende agilizar o processo, tornando-o mais confortável para os utentes. Segundo Sílvia Rodrigues, farmacêutica da Farmácia Teixeira, esta medida tem recebido um “feedback extremamente positivo” por parte dos utentes, existindo “um elevado número de agendamentos”, mesmo antes da campanha iniciar, o que demonstra uma “procura muito elevada”.

De acordo com a farmacêutica, este tem sido “um processo desafiante que requer uma grande organização e planeamento por parte das farmácias”, tal como a “formação dos farmacêuticos nas especificações das vacinas contra a gripe e Covid-19, desde a sua preparação à sua administração, para que sejam assegurados elevados padrões de eficiência e efetividade”.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 28 de setembro de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€