Voleibol – Liga Solverde.pt: Aprender e crescer para lutar pela manutenção na segunda fase

Fotografia: Francisco Azevedo

Desde o início da Liga Solverde.pt que o SC Espinho não vence. A equipa feminina dos tigres ocupa o último lugar da classificação, mas não é nada que preocupe os responsáveis e a equipa técnica pois a missão será a de fazer crescer um grupo formado por jovens jogadoras.

A equipa de seniores femininos do SC Espinho entrou no principal campeonato de voleibol da pior forma somando quatro derrotas. No entanto, o objetivo será o de “fazer crescer” um conjunto de jogadoras muito novas, numa equipa cujo orçamento é o mais baixo e que mais distante está em relação a todos os restantes clubes.

“Temos uma equipa muito jovem e para muitas atletas é a primeira vez que estão a experienciar esta vivência na principal divisão feminina”, afirma a treinadora, Filipa Teixeira que considera que tudo aquilo por que estão a passar “é uma aprendizagem”.

“As nossas vitórias, neste momento, não estão agarradas aos resultados, mas aos pequenos passos que as atletas vão dando. Vão aproveitando todos os jogos para crescer”, evidencia a treinadora espinhense.

Ainda assim, há sempre a esperança de uma conquista em termos de pontos, nem que seja para dar força anímica. “Se durante este percurso conseguirmos arrancar alguma vitória isso será ótimo e uma motivação. No entanto, vamo-nos agarrando aos pequenos passos que vamos dando por termos uma equipa muito jovem comparativamente às equipas que se apresentam na Liga Solverde.pt”, destaca Filipa Teixeira.

A técnica das tigres entende que o mau início de campeonato não terá impacto naquilo que pretende para um grupo repleto de juventude e de inexperiência. “Esta prova está bastante competitiva e os clubes investiram imenso nos plantéis. O SC Espinho só tem jogadoras portuguesas e muitas originárias da formação. Por isso, temos de ver cada fim de semana como uma oportunidade”, sublinha.

A antiga jogadora sente que as suas atletas “estão motivadas” e que “estão a perceber, todos os dias, em que patamar estão”.

Artigo completo na edição de 26 de outubro de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.