Ambiente: Reutilizar o papel e fazer postais de Natal

Fotografia: Defesa de Espinho/DR

Reutilizar os papéis, dando-lhes uma nova vida, foi a proposta lançada pela professora Emília Vieira numa aula de Ciências dos seus alunos do 7.º ano, esta quarta-feira. Transformar o papel velho em papel novo, num laboratório da Escola Dr. Manuel Laranjeira, entusiasmou os ‘jovens cientistas’ que irão fazer postais de Natal, mais tarde, numa aula de Inglês.

A iniciativa de Emília Vieira, responsável pelo projeto da Escola Dr. Manuel Laranjeira denominado Economia Circular e Reciclagem, coincidiu com a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos e envolveu os jovens de 12 anos do 7.º E.

Os resíduos de papel, trazidos pelos alunos, foram depositados, antecipadamente, num recipiente com água. Na aula, os jovens utilizaram uma varinha mágica de cozinha para triturarem os pequenos pedaços, formando a pasta de papel. Com um molde/peneira, trabalharam a pasta de papel fazendo as folhas, recicladas, onde posteriormente irão escrever as mensagens natalícias.

“Trata-se de uma aprendizagem importante em termos ambientais e que visa sensibilizar estes jovens estudantes para a necessidade de preservarmos o meio ambiente, não colocando tudo no lixo”, explica a professora, acrescentando que “de uma forma muito simples, os alunos reutilizaram o papel que iria para o lixo, fazendo novas coisas”.

Com o material produzido na aula, segundo a docente, “os alunos irão fazer os postais de Natal na disciplina de Inglês” e ao levarem o postal para casa “acabam por sensibilizar as famílias para esta importante questão ambiental”. “É necessário mudar a mentalidade das pessoas se queremos salvar o planeta”, sublinha a professora.

Alunos interessaram-se por uma aula diferente

Foi com grande entusiasmo que os alunos do 7.ºE participaram na aula que os levou até ao mundo da reciclagem. Afinal estavam a contribuir para a proteção do planeta, para um ambiente melhor e, também, para uma nova vida dos velhos papéis.

“Foi desta forma que aprendemos a fazer papel reciclado e, por isso, poderemos utilizar estes ensinamentos no futuro de maneira a pouparmos papel e a economizarmos”, diz Valentim Almeida, aluno de 12 anos.

“Não gosto de ver o desperdício e, por isso, aquilo que fizemos foi para o bem do ambiente”, evidencia o aluno da Escola Dr. Manuel Laranjeira afirmando que “há muito lixo que é abandonado fora dos recipientes apropriados e que até vai parar ao mar”. “Esta é uma forma de evitar esta poluição. O planeta Terra é nosso e se não o preservarmos ele poderá acabar”, destaca.

Valentim lamenta que nem todos os jovens estejam sensibilizados para a problemática ambiental. No entanto, acredita que “muitas pessoas já sentem que o melhor para todos é preservarmos o planeta e o ambiente”.

Tal como Valentim, a sua colega de turma Beatriz Vidal considera que a aula de Ciências “serviu para aprendermos a fazer o papel reciclado e para nos sensibilizar a promover a reutilização dos materiais, nomeadamente do papel”. “É possível fazerem-se coisas novas com o papel reciclado, tal como o fizemos nesta aula”, diz a jovem estudante da Escola Dr. Manuel Laranjeira.

“Vendo bem as coisas, ficamos a saber que podemos reutilizar os mais diversos materiais, nomeadamente o papel que usamos e o que nos é entregue em talões de compras”, explica a aluna, ainda entusiasmada com aquilo que tinha estado a fazer com os seus colegas e com a professora Emília Vieira.

“Foi importante todos percebermos que podemos reutilizar o papel desta forma”, conclui.