2023 em Revista: Do furacão que virou Espinho de pernas para o ar aos 50 anos da cidade

Fotografia: arquivo

Num ano recheado de acontecimentos, a redação da Defesa de Espinho escolheu alguns dos mais marcantes – desde a Operação Vórtex, que foi o acontecimento com maior impacto negativo, até às comemorações dos 50 anos da elevação de Espinho a cidade, um dos mais positivos.

A Operação Vórtex foi o furacão que virou Espinho de pernas para o ar. Uma bomba que estourou a 10 de janeiro de 2023, com a detenção do então presidente da Câmara Municipal de Espinho, Miguel Reis, por suspeita de corrupção, abuso de poder e tráfico de influências. O ex-autarca foi acusado pelo Ministério Público de ter cometido nove crimes – três crimes de corrupção passiva, um crime de corrupção passiva agravada e ainda cinco crimes de prevaricação.

No entanto, nem tudo foi mau no ano de 2023. No âmbito das comemorações dos 50 anos da elevação de Espinho a cidade, Elsa Tavares, a primeira presidente da Câmara Municipal de Espinho, foi a principal homenageada da sessão solene comemorativa. A ex-presidente de Câmara recebeu a Medalha de Honra da Cidade e o Título de Cidadã de Espinho.

Num ano de ouro para o desporto espinhense, destacaram-se João Nuno Pedrosa e Hugo Campos, conquistando a medalha de ouro no Beach Pro Tour Challenge de Edmonton, no Canadá e a Escola de Formação de Espinho (EFE) Os Tigres arrecadou os títulos de campeão nacional nos escalões masculinos de seniores, sub-18 e de sub-16 e no feminino, o clube espinhense alcançou o título de vice-campeão nacional nos sub-18. Os espinhenses alcançaram, ainda, o título de vice-campeões da Europa na Champions Cup.

Artigo completo na edição de 4 de janeiro de 2024. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.