Bancos nada amorosos com ilustradora espinhense

Fotografia: DR

A Câmara Municipal de Espinho está acusada de plágio num trabalho que assinalou o Dia dos Namorados. Mariana Crisóstomo, ilustradora espinhense já apresentou queixa na Inspeção-geral das Atividades Culturais. Autarquia já pediu desculpa.

A Câmara Municipal assinalou o Dia dos Namorados com uma série de iniciativas. Numa delas, os bancos da rua 19 foram enfeitados a rigor com mensagens e imagens relacionados com o tema. Contudo, numa das representações, os autores da iniciativa (Município de Espinho), terão plagiado uma conhecida ilustração da ilustradora espinhense, Mariana Crisóstomo, intitulada “Murinho”.

A imagem original do Murinho de Mariana Crisóstomo (fotografia: DR)

Surpreendida com a representação, que não teve o seu consentimento, Mariana Crisóstomo, que se encontra a trabalhar no Reino Unido, já apresentou uma queixa na Inspeção-geral das Atividades Culturais (IGAC) e promete levar o caso até às últimas consequências.

“No passado dia 15 de fevereiro de 2024, fui confrontada com uma réplica do meu trabalho, promovida pela Câmara Municipal de Espinho. A referida entidade, usou parte de uma ilustração minha e integrou-a numa nova imagem da cidade, reproduzida num banco da via pública, mais concretamente na principal rua de Espinho, rua 19”, salienta a autora.

Artigo completo na edição de 22 de fevereiro de 2024. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.