Linha 9500 irá servir Espinho na nova rede UNIR

Fotografia: UNIR/DR

Autocarros da UNIR vão usar a numeração 95XX no percurso de Espinho. O Andante será o título de transporte a utilizar a partir de 1 de dezembro que deverá ser validado à entrada do autocarro.

As linhas dos novos autocarros da Área Metropolitana do Porto (AMP) que entram em funcionamento a partir de 1 de dezembro, conforme já noticiámos na nossa edição de 9 de novembro último, poderão ser consultadas no novo site na marca UNIR – unirmobilidade.pt.

Os utilizadores passam assim ter acesso à mais variada informação, nomeadamente sobre os percursos e a implantação das paragens em cada uma das freguesias de cada um dos concelhos.

No novo site é possível os utilizadores procurarem, em cada um dos concelhos da AMP – exceto no Porto, onde a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) manterá a operação dentro e para os concelhos vizinhos –, os números das linhas dos atuais operadores privados na região e o respetivo novo número do autocarro.

A rede UNIR utilizará quatro dígitos para identificar as linhas, seguindo uma lógica de atribuição por concelho, e contará com autocarros azuis, brancos e pretos.

Apesar do acrescento de um dígito em relação aos números da STCP, há municípios que mantêm o número inicial, nomeadamente o de Matosinhos o 5, na Maia o 6, em Valongo o 7, em Gondomar o 8 e em Vila Nova de Gaia o 9.
Os autocarros terão, assim, uma numeração destinada a cada um dos concelhos da AMP. A Espinho ficou atribuído o código de linha 95XX, correspondendo os algarismos das dezenas a um determinado circuito, como, por exemplo, por Anta, Guetim ou Silvalde.

Deste modo, a Arouca ficou atribuído o código de linha 10XX, a Oliveira de Azeméis os códigos 123X, 124X (linhas urbanas) e 12XX, a São João da Madeira o 14XX, a Vale de Cambra 16XX, a Santa Maria da Feira 20XX e 21XX (rede urbana), à Póvoa de Varzim 30XX e 33XX (rede urbana), a Vila do Conde 35XX, a Matosinhos 50XX e 51XX (rede noturna), a Maia 60XX, a Trofa 63XX, Santo Tirso 66XX, Valongo 70XX, Paredes 73XX, Gondomar 80XX e a Vila Nova de Gaia 90XX.

Quanto às paragens, as indicações de linhas nas paragens terão uma configuração semelhante às da STCP, com identificação da zona Andante, nome e código da paragem, número das linhas e destinos.

Tal como sucede na STCP, nas paragens também estarão afixados os horários previstos de passagens das linhas. O projeto UNIR prevê ainda a disponibilização de horários em tempo real através de aplicações móveis.

Toda a rede UNIR utilizará o sistema de bilhética Andante, por zonas e de acordo com a tabela de preços estabelecida. O utilizador, através do respetivo cartão, poderá carregá-lo com as zonas que necessita, podendo circular, por toda a linha Andante de acordo com o tarifário que optou.

Recorde-se que o lote Sul Poente (Vila Nova de Gaia e Espinho) foi adjudicado pela AMP à Transportes Beira Douro (Auto Viação Feirense) por 59,8 milhões de euros.

Artigo completo na edição de 23 de novembro de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.